terça-feira, 19 de julho de 2011

DIAGNÓSTICO DOS PADRÕES DA ESCRITA

DIAGNÓSTICO DOS PADRÕES DA ESCRITA[1] matriz



Diagnóstico dos padrões da escrita


Aluno A

Aluno B

Aluno C
1.      Apresenta muitas dificuldades para representar sílabas cuja estrutura seja diferente de CV.



2.      Apresenta erros por interferência da fala na escrita em final de palavras.



3.      Apresenta erros por interferência da fala na escrita no radical.



4.      Troca as letras c/ç,c/qu, r/rr, s/ss, g/gu, m/n (regularidades contextuais).



5.      Troca as letras c/ç/s/ss/x, s/z, x/ch,g/j
6.      (desconhecimento da origem da palavra).



7.      Realiza trocas surdas e sonoras.



8.      Revela muitos problemas na representação da nasalização.



9.      Escreve com problemas de acentuação.



10.  Escreve com problemas de segmentação.



11.  Não segmenta o texto em frases usando letras maiúsculas e ponto (final, interrogação, exclamação).



12.  Não domina as regras básicas de concordância nominal e verbal da língua padrão.



13.  Não emprega a vírgula no interior das frases.



14.  Não segmenta o texto em parágrafos.



15.  Não dispõe o texto escrito na página (margens, parágrafos, títulos, cabeçalhos) de acordo com as convenções










Diagnóstico dos aspectos referentes às propriedades do gênero


Aluno A

Aluno B

Aluno C
Estrutura composicional



Þ      Mantém os elementos constitutivos da organização interna do gênero solicitado?



Conteúdo temático



Þ      Retoma as idéias de modo a apresentar unidade de sentido? (coesão referencial)



Þ      Desenvolve o texto articulando os enunciados de modo a estabelecer as relações temporais ou lógicas de forma clara? (coesão seqüencial)



Estilo



Þ      Realiza escolhas de elementos lexicais, sintáticos apropriando-se de características do texto modelo?







[1] Maria José da Nóbrega

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