quarta-feira, 20 de julho de 2011

Plano de aula: Descobrindo nossas raízes


PLANEJAMENTO DE AULA
TEMA: DESCOBRINDO NOSSAS RAÍZES


DISCIPLINAS ENVOLVIDAS            
  • Língua Portuguesa
  • História
  • Educação Artística
DURAÇÃO:4 aulas com duas horas cada 

SÉRIE ENVOLVIDA
  • 3º ano do I ciclo do Ensino Fundamental

OBJETIVOS
  • Conhecer e valorizar sua ascendência africana .
  • Conhecer as influências da cultura africana na formação do povo brasileiro;
  • Perceber a importância do povo africano na construção da cultura brasileira;

JUSTIFICATIVA

 A escola brasileira sempre silenciou sobre as tradições culturais africanas e sobre a sua importância e influência na formação da cultura brasileira, consolidando, assim, a disseminação de uma cultura eurocêntrica e excludente, o que fez com que, ao longo dos séculos, não houvessem qualquer forma de reconhecimento dos elementos culturais africanos, fazendo com que a população negra e afro-descendente não construíssem uma relação de pertencimento cultural. Dessa forma, percebe-se a necessidade de se valorizar e ressaltar  a importância das manifestações culturais de origem africana em nossa sociedade, resgatando assim, as raízes e de nossos antepassados e sua importancia histórico-cultural.
   
DESENVOLVIMENTO
  • Elaboração de painel com fotos da turma;
  • Confecção de álbuns familiares com fotos das crianças e suas famílias; entrevistas com as pessoas mais velhas, receitas de família;
  • Sessão de narração de histórias com avós e avôs das crianças;
  • Estudo das palavras de origem africana que são comuns em nossa língua e seus respectivos significados;
  • Pesquisar símbolos de origem africana para fazer reprodução à tinta em cartolina;
  • Pesquisar instrumentos de origem africana comuns em nossa cultura e explicar um pouco a história de cada um;

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

Dinâmica (África ou Brasil?)
60 min.
Apresentação do Tema
30 min.
Aula expositiva
30 min.
Exibição do documentário África e africanidades
60 min.
Roda de leitura (poemas de autores negros)
60 min.
Criação e recital de poemas
60 min.
Construção de painéis com palavras e imagens de origem africana
60 min.
Construção de instrumentos musicais com material reciclado.
120 min.

AVALIAÇÃO
  • Participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula;
  • Realização das pesquisas;
  • Contribuição para as aulas (trazer os materiais solicitados);
  • Contribuição para a construção do mural sobre palavras e imagens de origem africana;
  • Exposição dos trabalhos realizados pelas turmas (mural com palavras símbolos, instrumentos, e outros de origem africana).
RECURSOS
  • Livros de poetas negros;
  • Mapas do Brasil e da África;
  • Sucata (pedrinhas, garrafas de refrigerantes, iogurtes, embalagens de goiabada, latas de leite, etc.);
  • Aparelhos de:  TV, DVD;
  • Papel metro e cartolina;
  • Cola, tesoura, papeis coloridos, lápis de cor, hidrocor.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário