quinta-feira, 21 de julho de 2011

Proposta pedagógica: trabalhando a diversidade em sala de aula



TEMA

IDENTIDADE E RESISTÊNCIA -
VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA



AÇÕES

1.      Trabalhar identidade
2.      Objetivo: Fazer um resgate histórico buscando de onde vieram nossos antepassados, como viviam antes de chegarem ao Brasil, como se organizavam em seu continente de origem.
3.      Trabalhar formas de resistências ao trabalho escravo
Objetivo: Destacar as formas de lutas do povo negro, seus heróis, e sua não aceitação à servidão.
4.      Discutir o papel do negro na formação da sociedade e da cultura brasileira
Objetivo: Possibilitar o (re) conhecimento do papel do negro na sociedade brasileira, tanto no passado, quanto no presente
Objetivo:
5.      Resgatar o “Orgulho Negro” - através do trabalho com personalidades negras do passado e do presente que tiveram um papel importante em nossa sociedade, nas mais diversas áreas do conhecimento: artes, ciências, tecnologia, medicina, engenharia, geografia, etc.
Objetivo: Valorização da identidade negra;
·         Conhecer a história de personalidades negras que fizeram e fazem a história de nosso país, ainda que não estejam elencados como heróis e heroínas negras ou que não estejam estampando as páginas dos livros didáticos;
·   Compreender que o povo negro também ocupa outros espaços e lugares que não aqueles determinados por uma sociedade que ainda considera o Brasil é uma democracia racial;



CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS
·         Reinos, comunidades, irmandades, organizações familiares do povo africano;
·         Valores civilizatórios africanos;
·         Diáspora africana - Vinda dos negros para o Brasil;
·         Lutas e resistências;
·         Quilombos, Líderes negros, o papel das mulheres na luta contra a escravidão;
·         O papel das irmandades e do candomblé na libertação dos negros escravizados;
·         A Revolta dos Malês;

PARCERIAS – Como trabalho numa escola de ensino fundamental I, da Educação Infantil ao 4º ano do ensino fundamental. O projeto será trabalhado em todas as séries, com adequações na forma como o trabalho será realizado e no nível de intervenções pedagógicas.
As disciplinas envolvidas serão: Língua Portuguesa, Geografia, História, Ed. Artística.
DURAÇÃO- Todo o ano letivo. Cada ação será desenvolvida em um bimestre

QUANTITATIVO DE ALUNOS ENVOLVIDOS: Alunos do 4º e 5º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário