segunda-feira, 18 de julho de 2011

Reflexão a cerca da Educação de Jovens e Adultos

... o sonho pelo qual brigo e para cuja realização me preparo permanentemente exige em mim, na minha experiência, outra qualidade: a coragem de lutar ao lado da coragem de amar!!!...Não é, porém, a esperança um cruzar de braços e esperar. Movo-me na esperança enquanto luto e, se luto com esperança, espero.
Paulo Freire

Nos últimos três meses e meio tenho me debruçado constantemente sobre livros, artigos, periódicos e sobre os documentos que embasam as políticas da própria rede de ensino municipal, buscando compreender o universo das políticas públicas para a educação de jovens e adultos no município de Salvador.
Por já estar inserida no contexto da rede municipal há cinco anos, tenho acompanhado e estudado as políticas para o ensino fundamental mas só agora começo a perceber quão gritante é a questão da educação de jovens e adultos na rede.  
Milhares de alunos que precisam ser alfabetizados num curto espaço de tempo, índices de reprovação e de evasão escolar alarmantes, distorção idade x série dentre as maiores da região Nordeste e políticas públicas que continuam não atingindo o público e os propósitos a que se destinam.
E o pior de tudo é que a grande responsabilidade recai sobre os ombros do educador, daquele que está na ponta, daquele que está mais próximo do aluno. E as questões políticas vão sendo tomadas por questões pedagógicas e metodológicas e didáticas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário