domingo, 17 de julho de 2011

Semana do Amigo

Pensando as relações interpessoais na escola

Como forma de comemorar a passagem do Dia do Amigo, em 20 de julho, aproveitamos o ensejo para levantarmos uma discussão e promovermos um período de reflexão sobre os valores que norteiam a relação entre os seres humanos, dentre eles, a amizade, a solidariedade, a cooperação e o respeito ao outro. Isso porque percebemos, cada vez mais, como nossas crianças sentem dificuldades em se relacionar com o outro, respeitando-o verdadeiramente, e aceitando-o com seus limites e possibilidades, com suas diferenças e pontos positivos.

As crianças estão a cada dia mais intolerantes com seus colegas, a cada dia  apresentam mais dificuldade em conviver e respeitar opiniões diferentes das suas e a respeitar as diferenças de modo geral. O que tem provocado brigas e conflitos constantes entres elas.

Diante desse quadro, a Semana do Amigo  foi criada para ajudar os alunos a perceberem que é possível a construção de outras formas de relações sociais dentro do espaço escolar, que é possível cultivar e manter amigos dentro da escola a partir da vivência de atividades grupais e mais fraternas.

Objetivo geral

Refletir sobre a importância do respeito ao outro como forma de preservar as relações sociais e construir relações de amizade duradouras.

Objetivo específicos

1.      Discutir sobre a importância do respeito ao outro para a manutenção das relações de amizade;

2.      Perceber a importância do trabalho em grupo;

3.      Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo;

4.      Respeitar a opinião do outro, ainda que diferente da sua;

5.      Perceber a amizade como importante elemento para o desenvolvimento humano;

6.      Perceber que os seres humanos são diferentes entre si e que essas diferenças não podem ser motivos para que sejam tratados de formas diferentes.

7.      Perceber a importância das regras  para uma  convivência tranquila entre todos na sala de aula.

Duração: 1 semana – de 18 a 22/07/11
Turno: Vespertino

Turmas envolvidas: 1º ao 5º ano

Avaliação: A participação nas atividades realizadas em classe

 

Desenvolvimento das atividades

1º dia – 18/07

·         Receber os alunos com a dinâmica “Os segredos do universo”

·         Em círculo, fazer a discussão com o grupo sobre a dinâmica

·         Pedir que cada um fale o que é “ser amigo” para você

·         Lançar para o grupo as seguintes questões:

·         O que é ter um amigo para você?

·         O que é ser um amigo de verdade?

·         Ter amigos é importante? Porque?

·         Você já brigou com seu melhor amigo? Como você se sentiu?Você pediu desculpas?

·         Após essa discussão explicar para os alunos sobre as atividades que serão realizadas durante a semana e ler o texto sobre o Dia do Amigo.

·         Fazer a atividade “ Ser amigo é...”

2º dia – 19/07

·         Assistir ao vídeo: Amizade - da Turma da Mônica

·         Após assistir ao vídeo, fazer uma discussão com o grupo e ler o texto: Se ligue em você.

·         Discutir com os alunos:

·         O que te deixa feliz;

·         O que te deixa triste

·         O que você faz que deixa outras pessoas tristes?

·          Você já desrespeitou algum amigo seu?

·         Discutir com a turma a noção de respeito/desrespeito e de como nos sentimos quando somos desrespeitados

·         Fazer a atividade que acompanha o texto

3º dia – 20/07

·         Vídeo: As diferenças entre as pessoas

·         Promover uma discussão sobre as diferenças entre as pessoas e a necessidade de respeitarmos essas diferenças para a convivência comum

·         Promover um amigo secreto de cartões para registrar o Dia do Amigo

·         Elaboração de um texto coletivo, poema, ou produção textual livre com o tema: Eu e meu melhor amigo (ou outro que a professora desejar)

·         Completar o desenho do melhor amigo (1º e 2º ano)

4º dia – 21/07

·         Leitura e discussão do texto: Regras básicas de cidadania

·         Assitir a apresentação de slads sobre regras de convivência social

·         Dividir a classe em grupos e pedir que discutam sobre a convivência na sala de aula, o que está bom e o que pode melhorar

·         Construir/rever coletivamente  os combinados da casse

5º dia – 22/07

·         Dinâmica, leitura ou música (a critério do professor)

·         Discussão sobre a atividade desenvolvida

·         Trabalhar a importância da amizade, de se conservar os amigos, do respeito ao outro a partir de temas como: respeito, sinceridade, generosidade, fraternidade, gentileza, e etc.

·         Construção de um painel interativo com palavras, frases, desenhos e recortes onde as crianças completem a frase: essa semana foi importante para mim por que:

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário