segunda-feira, 18 de julho de 2011

Nas Asas da Poesia


Seqüência de atividade

Nas asas da poesia

A linguagem poética é uma forma de expressão cultural e artístistica importantíssima para o desenvolvimento da sensibilidade, para o despertar dos sentidos e de outras formas de comunicação e de expressão consigo mesmo mesmo e com o mundo. E, para além de encantar e emocionar, a sequência de atividades Nas Asas da Poesia foi pensada e aplicada na turma dos alunos do estágio IV do SEJA - Segmento de Educação de Jovens  e Adultos com o propósito de trabalhar leitura, escrita, rima, metrica, entonação, expressão corporal, questões sociais e políticas, biografias, além, é claro, de trazer para a sala de aula um pouco da literatura e do encantamento emanado do trabalho com o texto poético. 
Objetivos

· Identificar a estrutura de um texto poético: título, versos, estrofes.
· Conhecer e apreciar a linguagem poética, estabelecendo um vínculo prazeroso com a leitura de poemas;
·  Reconhecer aspectos da diagramação do texto poético, estabelecendo um vínculo prazeroso com a leitura de poemas;
·   Reconhecer aspectos da diagramação do texto poético;
·    Reconhecer autores do gênero e suas obras;
·    Ampliar o repertório lingüístico;
·     Produzir textos poéticos;

Orientações didáticas

·  Levantamento dos conhecimentos prévios da turma sobre o tema;
·  Explanação sobre a diferença entre poesia e poema;
· Discussão sobre as características de um poema, comparando com outras tipologias já conhecidas pelos alunos;
· Promoção de leitura de textos poéticos, discutindo a forma como são apresentados: diagramação, distribuição gráfica, ressaltando que nem todos têm o mesmo número de estrofes ou versos, havendo textos sem separação de estrofes;
Interpretação oral dos poemas;
Ilustração de poemas;
Manutenção da roda de leitura como atividade permanente, incentivando aos alunos a lerem poemas e a exercitarem a arte de declamar;
 Promoção de jogos, quebra-cabeça em tirinhas com as estrofes, encontrar o maior número de rimas, substituir palavras que rimam por outras com a mesma sonoridade, identificar a maior quantidade de poemas em meio a várias tipologias diferentes dentro de um tempo limite, com o objetivo de promover a apropriação das características desse tipo de texto por parte dos alunos;
Construção de um livro de poemas da turma;

Poesia e poema

Poesia: é o estado emotivo e lírico do poeta, no momento da criação e do poema; o estado lírico reviverá na alma do leitor se este quiser transformar o poema em poesia. A poesia pode ser encontrada em outras manifestações artísticas, como a música,a dança, a pintura, etc.
Poema: são as palavras, os versos, as estrofes que se escrevem. É o encontro da poesia com no leitor. É a parte material e escrita.
Verso: é cada uma das linhas de um poema
Estrofes: conjunto de versos de um poema

“O bicho”
 Manuel Bandeira

  Vi ontem um bicho
  Na imundície do pátio,
  Catando comida entre os detritos.

  Quando achava alguma coisa,
  Não examinava nem cheirava:
  Engolia com voracidade.
             
  O bicho não era um cão.
  Não era um gato.
  Não era um rato.

  O bicho, meu Deus, era um homem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário