sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Alfabetização e Inclusão:Coordenadores não descuidam dos pequenos detalhes!


Alfabetização e Inclusão: da teoria à prática com foco na
 Deficiência Intelectual

De 15 a 17/08/11
Professoras formadoras: Lenise Sampaio e Izabel Lamenha

Reflexões de Daniela Rosa da Silva

Coordenadores não descuidam dos pequenos detalhes!

  • A biblioteca e os cantos de leitura;
  • Estar disposta a sempre comentar um livro;
  • Decidir como será feito o acolhimento dos alunos – os novos e os que voltam para um novo ano letivo;
  • Definir como formar as turmas – a heterogeneidade é importante!
  • Indicar leituras, sites, concursos abertos e cursos.


Formas de divulgar a leitura na escola

  • Realizar rodas de leitura nas salas;
  • Indicar livros nas salas;
  • Incentivar os professores a lerem diariamente um gênero textual diferente em sua sala de aula;
  • Fazer cartaz sobre a história e fixar nas paredes da escola;
  • Colar cartaz com resumo da história nas paredes da escola;
  • Contar a história através de desenhos;
  • Fazer um varal com a história;
  • Criar diversos cantinhos de leitura;
  • Se não puder criar cantinhos de leitura nas salas de aula, criar alternativas como o projeto sacola itinerante, em que as sacolas com livros de literatura circulam pelas salas de aulas a cada semana.

Ação mediadora da coordenação pedagógica

  • Definir o trabalho didático bimestral junto com os professores;
  • Definir os objetivos gerais e os conteúdos correspondentes junto com os professores que precisarem de ajuda para essa tarefa;
  • Definir, junto com os professores, as formas de avaliação e questões gerais relativas à cada disciplina;
  • Trabalhar em pequenos grupos, orientando professores por ciclo;
  • Leve a sério as expectativas dos alunos e da comunidade (tenha uma escuta sensível – ouça com atenção.
  • Oriente o trabalho pedagógico em torno das modalidades organizativas.


Modalidades organizativas

Atividades permanentes – propostas com regularidades, que tem como objetivo formar atitudes e hábitos.

Sequências de atividades – conjunto de aulas em torno de um ou mais conteúdos com um determinado objetivo. Têm um tempo determinado.

Situações independentes – são situações inesperadas que surgem na sala de aula, na escola, na comunidade ou até na sociedade de forma geral, e terminam servindo de tema para discussões em sala de aula e podem gerar aprendizagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário