segunda-feira, 15 de agosto de 2011

FUNÇÕES PROFISSIONAIS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO



FUNÇÕES PROFISSIONAIS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

  • Elaborar o plano anual, semestral e mensal de trabalho, que explicitem objetivos, metas e meios de consecução, os quais devem ser avaliados sistematicamente por meio de instrumentos de acompanhamento e indicadores de resultados; tendo em vista as demandas das escolas;
  • Encaminhar as avaliações diagnósticas da rede municipal e apoiar os professores no desenvolvimento das mesmas;
  • Auxiliar os professores na tabulação e tratamento dos diagnósticos.
  • Analisar os resultados das avaliações diagnósticas das escolas sob sua responsabilidade, tendo em vista transformar em dados para acompanhamento.
  • Dialogar com a Gestão da escola e com a Supervisão acerca das condições pedagógicas necessárias para a sua atuação e atuação dos professores, como por exemplo recursos didáticos, recursos tecnológicos, acervo bibliográfico, horas destinadas ao trabalho coletivo, entre outros;
  • Criar instrumento de acompanhamento e avaliação das classes/escolas sob sua responsabilidade a partir de indicadores de resultado de aprendizagem dos alunos ( aprovação, reprovação, evasão, repetência, nível de alfabetismo, entre outros) e dos educadores;
  • Realizar a formação permanente dos professores sob sua responsabilidade;
  • Assumir como eixo da formação a conquista da escola de qualidade traduzida na formação de leitores e escritores plenos;
  • Assumir como um dos importantes pressupostos da formação a articulação do plano de formação aos contextos profissionais dos professores;
  • Assumir como objetivo da formação permanente municipal a garantia de aprendizagens significativas na sala de aula, comprometidas com a alfabetização e formação integral da pessoa, cidadão, aluno, professor;
  • Acompanhar a implementação do projeto político pedagógico de cada escola que atua e apoiar o Gestor Escolar na gestão dessa construção coletiva;
  • Favorecer a integração entre as escolas que atua e a comunidade;
  • Planejar a formação dos professores;
  • Elaborar as pautas dos encontros formativos dos professores;
  • Apoiar os professores na elaboração dos seus planos de ensino;
  • Realizar acompanhamento do trabalho dos professores co-responsabilizando -se pelos resultados das aprendizagens dos alunos.

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