terça-feira, 9 de agosto de 2011

Matemática - calculando e aprendendo

EU E A MATEMÁTICA:
CALCULANDO E APRENDENDO

CONTEÚDO – NÚMEROS DECIMAIS E MEDIDAS
Conteúdos Específicos: Números decimais – escrita, leitura e operações;
                                          Medidas de Comprimento.
                                          Representação gráfica


Atividade nº 1 - Identificando-se com suas medidas:

1. Meu nome é _______________________________________________Nasci
no dia _____ de ___________ de _________, às ____horas e _____minutos, pesando______ quilos e _____ gramas. (Dados retirados da Certidão de Nascimento).Tenho_______ anos e _______ dias.
2. Hoje é_____/______/______.Vamos nos conhecer (em nossas individualidades e diferenças físicas).
3. Meu peso é _______ Kg e_______ g.
4. À minha direita está sentado ________ que pesa _____Kg e ______ g.
5. Eu peso _______ Kg e ______ g a mais que ele.
6. Ele pesa _______ \Kg e _____ g a menos que eu.
7. A diferença entre meu peso e o dele é de ____ Kg e ____ g.Obs. ( Os cálculos serão registrados por escrito (ficha de cada um) e os cálculos serão escritos nos cadernos)
8. O aluno mais pesado da sala é ____________com ____ Kg e ____ g
(fazer as anotações no quadro alertando e forma correta da escrita e leitura do sistema de medidas de peso.)
9. O aluno menos pesado foi ___________ com ___________.
10.A diferença entre o mais pesado e o menos pesado foi de __________ Kg.
11.A diferença entre o meu peso o de _________ foi de ___________ A soma de nossos pesos é de ____________.

Atividade nº 2 - Medidas de Comprimento
Obs. Cada aluno terá em mãos uma fita métrica
1. Minhas medidas são:
a) mãos (palmo) =-------------------------
b) pé =----------------
c) polegar=-------------
d) dedo médio =----------------
e) dedinho =---------------
f) perna (coxa)=----------
g) braço=-------------
h) antebraço=------------
i) cintura=-------------
j) tórax=---------------
k) cabeça=------------
l) minha altura=------------
2. Trabalhando com comparações e aproximações
a) Quantas vezes o meu braço é maior que minha mão?
b) Quantos palmos são necessários para medir minha perna?
c) Quantas vezes a minha perna é mais comprida que meu braço?
d) Quantos palmos são necessários pra medir a minha altura?
03. Escolha dois amigos e calcule:
a) as duas alturas juntas são de _______________
b) a diferença entre as alturas é_______________
c) a diferença entre os comprimentos das pernas é_________
d) a soma das medidas de nossos braços é de ____________
4.Organize tabelas:
Nome Altura Soma Diferença
05. Construção de gráficos de barras (sala toda):
A construção e um gráfico com a participação de todos os estudantes; a professora constrói no quadro de giz e em seguida os grupos constroem no caderno.

Atividade nº 3 - Uso da régua - Eu e meu caderno
1. Meu caderno de matemática tem _______cm de comprimento e _____ cm de largura.
2. O perímetro do meu caderno é de __________ cm.
3. A área do meu caderno é de _________ cm.
4. Ele é formado por ______ folhas com _______ cm de comprimento e ____ cm de largura.
5. Cada folha tem _______ linhas com ______de comprimento.
6. A distância entre as linhas é de _____ cm.
7. Acredito que é possível escrever ____ palavras em cada linha e um total
de _____ em cada folha.
8. Podendo no caderno registrar uma medida de ______ palavras. (estimativas multiplicações e divisões com decimais.
9. Meu caderno custou _______. Se ele tivesse metade das folhas, deveria
custar ___________.
10.Se eu usar quatro folhas por dia, quanto gasto em reais deste caderno por dia?
11.Minha sala de aula tem ________ m de comprimento e _______ de largura.
12.O perímetro da minha sala de aula é de ________m.
13.A área da minha sala de aula é de __________m².
14.Discussão e troca de resultados objetivando as análises dos cálculos.
15. Escrita de textos relatando os procedimentos usados para a obtenção dos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário