terça-feira, 16 de agosto de 2011

Situações para ensinar a escrever textos

Situações para ensinar a escrever textos

Os alunos aprendem a escrever textos quando têm múltiplas oportunidades de escrever em colaboração com outras pessoas, textos variados e com diferentes propósitos comunicativos. 
  • Os professores podem propor variadas situações de escrita. Por exemplo: escrita de cartas a amigos, professores, familiares, colaboradores da escola, a um jornal ou uma revista; escrita de mensagens, entre os meninos, entre os personagens de um conto que leram, reescrita de textos, de contos que leram, escrita de experiências vividas, de diários pessoais, escrita de quadras, poesias, canções, escrita de diálogo entre meninos, entre os personagens de um conto, escrita de histórias, escrita de notícias para o jornal mural, escrita de legendas de fotos e ilustrações.

  • Como ocorre nas situações de leitura, para a aprendizagem de escrita de textos se propõem situações que permitem regular a participação dos alunos em função dos conhecimentos e as habilidades que tenham adquirido e do tipo de texto que vão escrever. Quanto menos domínio têm as crianças da escrita, ou quanto mais difícil é o tipo de texto e a tarefa proposta, maior será a participação e o apoio do professor.

De acordo com a participação que se espera dos alunos e do tipo de texto que se vai escrever, os professores podem apresentar algumas das seguintes quatro situações: escrevem o que dizemos, escrita compartilhada, escrita guiada e escrita independente.


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