quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PARECER DESCRITIVO

ELABORAÇÃO DE PARECER DESCRITIVO


Segundo Hoffmann (2000), registrar significa estabelecer uma relação teórico/prática sobre as vivências, os avanços, as dificuldades, oferecendo subsídios para encaminhamentos, sugestões e possibilidades de intervenção para pais, educadores e para o próprio aluno.
O registro constante permite uma observação mais fundamentada sobre os avanços dos alunos, revelando a trajetória da aprendizagem (o que aprenderam, como e o que falta aprender), estabelecendo pontos de chegada para cada período de avaliação.

PARA ELABORAR PARECER É PRECISO...                                              

  • Prestar atenção em todos os alunos e em cada um em especial;
  • Reunir o máximo de informações possíveis sobre o aluno, tanto no contexto individual quanto nas suas relações com o meio;
  • Considerar os instrumentos de avaliação;
  • Priorizar as produções;
  • Explicitar o desenvolvimento do aluno, considerando os seguintes aspectos: sociais, afetivos, cognitivos e psicomotores;
  • Apontar a participação, a interação, a colaboração, a autonomia, as preferências, as características, o relacionamento com os colegas, professores, bem como seu destaque (no pátio, na dança, nas atividades matemáticas, de linguagem, artísticas ou musicais, etc.)
  • Priorizar os aspectos cognitivos aos aspectos comportamentais;
  • Vincular o parecer a proposta pedagógica, aos planos de estudos e aos planos de trabalho;
  • Indicar estratégias para superação das dificuldades (tanto para família, quanto para escola).

REDIGINDO O PARECER...

  • Levar em conta os destinatários (escola, família e aluno);
  • Utilizar a linguagem clara, simples, precisa e adequada ao público;
  • Considerar o caráter oficial do documento (evitar rasuras e palavras pejorativas);
  • Observar a ortografia, concordância e formatação;
  • Nomear os pareceres;
  • Evitar palavras diminutivas;
  • Evitar palavras e expressões amplas, sem detalhamento;
  • Utilizar verbos e expressões que indiquem processo;
  • Evitar contradições;
  • Evitar comparações;
  • Ser coerente.
SUGESTÕES PARA INICIAR OS PARECERES...

  • Percebe o progresso de.............. durante esse semestre em.............
  • Com base nos objetivos trabalhados no semestre, foi possível constatar que o aluno..............
  • Observando o desempenho da aluna...........foi constatado que neste semestre........
  • A partir das atividades trabalhadas o aluno demonstrou habilidades em............
  • Com base nas avaliações realizadas foi possível constatar que a aluna............identifica.............


CONSIDERANDO ASPECTOS COGNITIVOS NA ELABORAÇÃO DO PARECER...

  • Demonstra um ótimo/bom aproveitamento na aquisição da leitura e escrita;
  • Lê com fluência diferente textos, fazendo conexões com a realidade;
  • Lê e interpreta os textos trabalhados em sala sem maiores dificuldades;
  • Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender;
  • Escreve, ordena e amplia frases formando textos coerentes e lógicos;
  • Constrói conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações;
  • Realiza cálculos com auxílio de material concreto;
  • Lê, compreende, reproduz textos como histórias, recados, notícias entre outros.
  • É curioso, questiona e busca informações.
  • Expressa suas idéias e opiniões com clareza e objetividade.


CONSIDERANDO ASPECTOS DO CONVÍVIO SOCIAL NA ELABORAÇÃO DO PARECER...

  • Destacamos... (respeito com os colegas e professores, afetividade...)
  • Participa das atividades propostas....(com interesse em aprender, atenção...)
  • Colabora nas atividades coletivas, atuando em grupo
  • Aceita sugestões da professora e dos colegas
  • Contribui para integração e crescimento do grupo
  • Demonstra inquietude geralmente se envolve em questões referentes aos colegas
  • Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo.
  • Colabora na construção de regras.
Poderão ser acrescentadas outras observações como: brincadeiras preferidas, desempenho nas áreas diversificadas.


PARA REDIGIR UM PERECER DESCRITIVO, É IMPORTANTE:

·        Ter clareza dos indicadores de aprendizagem (o que é necessário que cada estudante aprenda em cada etapa escolar); bem como os critérios a serem avaliados (competências e habilidades).
·        Ter gosto pela escrita reflexiva.

OBSERVAÇÃO:
É importante que, para cada dificuldade diagnosticada sejam apontadas estratégia de superação para a mesma.

HABILIDADES

LÍNGUA PORTUGUESA – 3º
  ANO

Considerando aspectos cognitivos na elaboração do parecer...

Oralidade:
  • Participa de situações comunicativas, tais como: simulações de programas de rádio, televisão e outros...
  • Utiliza a entonação, a dicção, a postura em situações comunicativas, tais como: entrevistas, seminários e outros.
  • Produz textos orais a partir de temas propostos e livres
  • Formula hipóteses e perguntas, respondendo o que se pede
  • Faz uso das regras e situações comunicativas.

Leitura:
  • Utiliza diferentes estratégias de leitura adequada ao gênero e ao suporte textual.
  • Utiliza indicadores para fazer antecipação e inferência.
  • Utiliza recursos para resolver dúvidas na compreensão de textos.
  • Lê poemas com entonação e ritmo adequado.

Escrita:
  • Domina a natureza do sistema alfabético.
  • Escreve fazendo segmentação de palavras e/ou linhas.
  • Compreende regularidades e irregularidades ortográficas.
  • Utiliza o sistema de pontuação.
  • Produz textos considerando destinatários, finalidade e características de gênero.
  • Reconhece os usos e as funções sociais da escrita.

Análise lingüística:
  • Relê, revisa e reconstrói o texto do ponto de vista das convenções...

MATEMÁTICA – 3º
  ANO

Números e Operações:
  • Reconhece números naturais e racionais no contexto diário.
  • Utiliza regras do sistema de numeração decimal.
  • Resolve operações com números naturais por meio de estratégias pessoais.

Espaço e Forma:
  • Representa figuras geométricas.
  • Percebe elementos geométricos da natureza e nas criações artísticas.
  • Amplia e reduz figuras planas pelo uso de diagramas.

Grandezas e Medidas:
  • Compara grandezas da mesma natureza, escolhendo uma unidade de medida relacionada ao atributo a ser mensurado.
  • Identifica grandezas mensuráveis no contexto diário: comprimento...
  • Utiliza unidades de medidas como: litro...
  • Compara perímetros e áreas de duas figuras sem uso de fórmulas.

Tratamento da Informação:
  • Coleta organiza e descreve dados.
  • Interpreta dados apresentados de maneira organizados por meio de listas...
  • Constroem gráficos e tabelas com base nas informações coletadas.
  • Obtém e interpreta médias aritméticas.

SUGESTÃO DE PARECER:

Aluna: Marcele Vitória

Marcele é uma aluna responsável, atenciosa que participa de todas as atividades. Relaciona-se bem com colegas e professores. Realiza as atividades com empenho e concentração, tais como: a participação em situações comunicativas como a simulação de programas de rádio, produzindo textos orais a partir de temas propostos.
Quanto à leitura, lê poemas com entonação e ritmo adequado; utiliza-se de estratégias de leitura de acordo ao gênero e ao suporte textual, realizando antecipações e inferências. Domina a natureza do sistema alfabético, produzindo textos de forma segmentada e considerando o destinatário, finalidade e características do gênero.
Revisa suas produções do ponto de vista das convenções ortográficas.
Em matemática resolve operações (adição e subtração) com números naturais por meio de estratégias pessoais. Apresenta dificuldades quanto à produção e redução de figuras planas pelo uso do diagrama, porém compara perímetros e áreas de duas figuras com uso de fórmulas.
Constroem gráficos e tabelas com base em informações coletadas.

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