terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Conteúdos do 2º ano do Ensino Fundamental


Conteúdos do 2º ano
GEOGRAFIA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Planeta onde vivemos:
  • A Terra (Dia e noite)
  • As estações do ano
  • Os pontos cardeais
  • Paisagem natural e paisagem cultural
  • Paisagens observadas de diferentes pontos de vista
  • Lugares e modos de vida diferentes: Região polar ártica / deserto do Saara / Floresta Amazônica
Paisagens:
  • Litoral
  • Campo
  • Cidade (bairro /localização.)
  • O trabalho na cidade
  • O trabalho na fábrica
  • Comprando e vendendo
  • Os serviços da cidade
  • Relações entre campo e cidade
Transportes e comunicações:
  • Meios de transporte
  • Meios de comunicação
  • O trânsito
  • Cuidados com o meio ambiente:
  • Cuidando do lugar onde você vive
  • É preciso cuidar dos rios
  • Reciclando o lixo

HISTÓRIA

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Identidade:
  • Cada um tem seu jeito.
  • Descobrindo a minha história.
  • Documentos da 1ª infância (Certidão de Nascimento, Carteira Vacinação e Identidade).
Brinquedos e brincadeiras:
  • Brinquedo também tem história.
Vida familiar:
  • Famílias de outros tempos.
  • Graus de parentescos.
  • Nossa casa, nosso lar:
  • Como é a nossa casa.
  • Casas de todos os tipos.
  • Casas de outros tempos.
O Bairro.
  • História do Bairro
A escola:
  • A escola no passado.
  • Ensinar e aprender ontem e hoje.
O tempo:
  • Marcando a passagem do tempo (hora, dia, semana, mês e ano)
  • Viagem no tempo com os relógios.
  • Passagem do tempo para os indígenas.
Direitos da criança:
  • Os direitos das crianças.
  • Crianças em outros tempos e situações.

LÍNGUA PORTUGUESA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Linguagem oral:
Ü Leitura oral, observando-se a dicção e a entonação.
  • Participação em situações de uso da linguagem oral, demostrando habilidades de escuta atenta, formulação de perguntas e respostas e de exposição de informações e idéias.
  • Interpretação do texto oral
  • Narração clara e ordenada de fatos, considerando a temporalidade e a causalidade.
  • Elaboração de  sínteses orais.
Linguagem escrita:
Prática de leitura:
  • Leitura, compreensão e interpretação de textos de gêneros variados: parlenda, trava-língua, texto instrucional, poema, adivinha, carta enigmática, cantiga acumulativa, conto, texto científico, história em quadrinhos, texto instrucional, reportagem, notícia, fábula, lenda.
  • Produção de texto de gêneros variados.
Análise e reflexão sobre a Língua:
Ortografia:
  • Letras maiúsculas e minúsculas;
  • Ordem alfabética;
  • Vogais e consoantes;
  • Divisão silábica.
  • Uso das letras:d/t; f/v; p/b; m antes de p e b; c/g; c/qu; e/i; o/u;
  • Sons da letra z; h ; g/gu; c/ç; s som de z.
  • Encontros consonantais: r/rr; s/ss;
  • Dígrafos: ch, lh, nh.
  • Paragrafação
Tipos de frases
Pontuação:
  • Ponto final, exclamação, interrogação; dois pontos e travessão.
  • Conhecimentos linguisticos aplicados ao texto:
  • Sílaba tônica;
  • Acento agudo e circunflexo;
  • Substantivos próprios e comuns.
  • Gênero do substantivo: masculino e feminino;
  • Número do substantivo: singular e plural;
  • Adjetivo;
  •  Sinônimos e antônimos.
Literatura:
  • Leitura de obras infantis.

ARTE
objetivo: O ensino de arte visa uma educação integrada, em que as diferentes linguagens e formas de expressão artística possibilitem a formação de crianças e jovens mais críticos esteticamente e culturalmente, além
de oportunizar experiências que desenvolvam a criatividade e a sensibilidade através do olhar artístico.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Arte e Vida
  • Relacionar a arte com os objetos e lugares do dia-a-dia, despertar a estética e a sensibilidade visual.
  • O ser humano como produtor de arte.
Arte e Linguagem
  • Elementos visuais: Linha, cor, formas, figuras e texturas.
  • Manifestações artísticas e suas linguagens
  • Pintura, desenho, escultura, objetos, colagem.
  • Desenhos de observação, a linha do horizonte nos desenhos de casas e fachadas
  • Arte na Construção da Identidade do Homem
  • Arte popular, moradias e construções.
  • Linha no desenho e na pintura de casas e mora
  • Observação, memorização e criação de produções artísticas.
  • Arte Popular, folclórica e contemporânea
MÚSICA
OBJETIVOS:Contribuir para a formação integral do indivíduo, por meio de reverência aos valores culturais, difusão do senso estético, promoção da sociabilidade e da expressividade. Favorecer a introdução do sentido de parceria, cooperação e auxílio ao desenvolvimento motor.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
  • Sons e ritmos orgânicos, sons e ritmos corporais, sons e ritmos vocais;
  • O universo sonoro externo: sons da natureza; sons do cotidiano urbano, poluição sonora;
  • Produção de sons através de objetos convencionais e/ou criados;
  • Discriminação auditiva de diversos sons, gestos, mímicas e expressões corporais;
  • Sonoplastia em histórias;
  • Parâmetros do som: intensidade, altura, duração, timbre;
  • Apreciação musical de diversos estilos musicais;
  • Folclore: Repertório folclórico variado, adivinhas, provérbios, parlendas, travalínguas através de jogos e músicas, brincadeiras de roda, danças folclóricas.

CIÊNCIAS
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
O corpo humano:
  • Somos seres humanos
  • Nascemos e crescemos
  • Cuidamos da nossa saúde
  • Nosso corpo
  • Precisamos nos alimentar
  • Precisamos respirar
Ambiente:
  • Como são os animais: como vivem e como se alimentam
  • Os vegetais
  • A vida das plantas
  • O ciclo de vida dos animais e das plantas
  • Como nascem os animais e as plantas.
  • Recursos naturais (O solo, a água e o ar)
  • O Céu e a Terra
Recursos tecnológicos dos materiais:
  • As propriedades dos materiais
  • Mudanças de estado dos materiais
  • As pessoas criam e inventam
  • As tecnologias
  • Tecnologias dos materiais
MATEMÁTICA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Sistema de numeração:
  • Unidade, dezena e centena. (composição e decomposição).
  • Domínio do campo numérico até 999 (leitura e escrita).
  • Números pares, ímpares, dezena, meia dezena, dúzia, meia dúzia e seriação.
  • Antecessores e sucessores.
  • Números ordinais até o 20º.
Espaço e forma:
  • Formas geométricas espaciais.
  • Elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas.
  • Sólidos geométricos – planificação e construção.
Grandezas e medidas:
  • Estatística (tabelas e gráficos).
  • Medidas de comprimento / de massa/ de capacidade/ de tempo (hora, dia, semana, mês e o ano).
Operação:
  • Adição e subtração com dois e três algarismos.
  • Adição e subtração com reagrupamento.
  • Sistema monetário.
  • Cálculo mental.
  • Desafios matemáticos.
  • Resolução de situações-problema.
  • Estimativas.
  • Noções de multiplicação e divisão.
  • Dobro.
  • Triplo.
Tratamento da informação:
  • Leitura e interpretação de dados do cotidiano do aluno

Um comentário: