terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Conteúdos do 3º ano do Ensino Fundamental


Conteúdos do 3º ano

GEOGRAFIA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
O município
  • O município como parte do estado.
  • Administração do município.
  • A vegetação do município.
  • Os rios do município – água que consumimos.
  • A população do município.
  • As atividades da população do município.
  • Localização do município – pontos cardeais e colaterais.
Agricultura
  • Atividade agrícola.
  • Trabalhadores do campo.
  • Tipos de agricultura.
Pecuária e extrativismo
  • A atividade pecuária
  • Diferentes maneiras de criar os animais.
  • O extrativismo: animal, vegetal e mineral.
Indústria
  • Transformação da matéria-prima.
  • Tipos de indústrias.
Transportes e comunicação
  • O transporte no Brasil.
  • O transporte rodoviário e a poluição do ar.
  • Comunicação e tecnologia.
HISTÓRIA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Tempo para todos
  • Ser solidário.
  • Tempo de responsabilidade.
  • Medindo a passagem do tempo.
  • O nosso calendário.
Vestígios do tempo
  • As fontes históricas.
  • Tipos de fontes históricas.
  • Alimentação dos povos indígenas.
  • As origens da cozinha brasileira.
Tempo de trabalhar
  • Natureza e trabalho.
  • Trabalhadores do passado e do presente.
  • Tempo de energia
  • O mundo mudou com a eletricidade.
  • Do candeeiro a luz elétrica.
  • Transporte e comunicação
  • As pessoas se deslocam.
  • Invenções e inventores que mudaram o mundo.
  • A comunicação e a imprensa.
  • Os meios de comunicação modernos.
LÍNGUA PORTUGUESA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Linguagem oral
  • Leitura oral valorizando a dicção e entonação.
  • Interpretação do texto oral, identificando informações explícitas.
  • Inferência de informação implícita em um texto oral.
Linguagem escrita
  • Prática da leitura
  • Identificar finalidade e características de diferentes gêneros: carta, conto, entrevista, poema, história em quadrinho, texto instrucional, texto expositivo, notícia, reportagem, relato de experimento.
  • Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso.
  • Produção de textos de diferentes gêneros.
  • Estudo da língua
Ortografia:
  • Uso do dicionário.
  • Uso das letras l/u; a/ai; e/ei; o/ou; li/lh; r/rr; m/n antes de consoante; inho(a), sinho(a),zinho(a);c/qu; g/j; ês/esa; s/z; s,ss, c,ç com som s;x/ch;sons x; m/n.
  • Família das palavras.
  • Uso do til.
  • Encontros consonantais: bl,cl,fl,gl,pl, tl, vr,cr, dr, fr, gr, pr, tr e vr.
Gramática
  • Linguagem formal e informal.
  • Variação regional.
  • Pontuação: ponto final, ponto de exclamação e ponto de interrogação, dois pontos e travessão, dois pontos e vírgula em uma enumeração.
  • Substantivo: comum e próprio.
  • Substantivo ( flexões): gênero , número e grau.
  • Artigo.
  • Adjetivo e adjetivo pátrio.
  • Relações de concordância nominal: artigo, substantivo e adjetivo.
  • Sinônimo e antônimo.
  • Verbo de ação, estado e fenômenos da natureza.
  • Relações de concordância verbal: substantivo e verbo.
Literatura
  • Leitura e análise de obras literárias
ARTE
OBJETIVO: O ensino de arte visa uma educação integrada, em que as diferentes linguagens e formas de expressão artística possibilitem a formação de crianças e jovens mais críticos, esteticamente e culturalmente, além de oportunizar experiências que desenvolvam a criatividade e a sensibilidade através do olhar artístico.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Arte e Vida
  • Arte no dia-a-dia das pessoas, nas casas, na escola, nas ruas, na cidade.
  • A arte em diferentes contextos.
  • A arte em diversas manifestações artísticas.
  • O ser humano como produtor de arte - artistas e suas obras.
  • Linha, cor, formas, texturas.
  • A ocupação do espaço, o corpo humano e suas formas, contornos e linhas.
MÚSICA
OBJETIVO: Contribuir para a formação integral do indivíduo, por meio de reverência aos valores culturais, difusão do senso estético, promoção da sociabilidade e da expressividade. Favorecer a introdução do sentido de parceria, cooperação e auxílio ao desenvolvimento motor.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
  • Ouvido musical: o silêncio (pausa) e o som;
  • Apoio, pulsação e ritmo real;
  • Parâmetros do som;
  • Relaxamento: saber ouvir e apreciar;
  • Técnicas vocais e códigos sonoros;
  • Movimentação, ordenação sonora, andamento musical, tonicidade das palavras;
  • Ditado sonoro e rítmico, gráficos melódicos, partituras sonoras;
  • Danças coletivas: criação rítmica e gestual, coordenação motora.
  • Brincadeiras e jogos: Folclore;
  • Jogos e dinâmicas de integração e respeito mútuo;
  • Poesias e expressão corporal a partir do ritmo;
  • Poesias cantadas;
  • Músicas onomatopéicas;
  • Compor e criar movimentos em roda;
  • Organizar danças rítmicas e de criação gestual para desinibir, estimular a criatividade e o prazer nas brincadeiras;
  • Estabelecer relação entre o folclore e as regiões brasileiras;
  • Caracterizar através do canto diversas canções folclóricas e músicas populares;
  • Organizar atividades com brincadeiras musicadas em grupos;
  • Interpretar canções através do “cânone”;
  • Interpretar, encenando uma lenda folclórica.
  • Transformar poesias em jogral e música; compor pequenas canções;
CIÊNCIAS
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Ser humano e saúde
  • Os sentidos.
  • O esqueleto – os ossos e o esqueleto
  • Os músculos e a musculatura
  • Os movimentos
  • Vacinas e remédios.
  • Cuidando de nossa saúde.
  • Higiene e a prevenção de acidentes.
Ambiente
  • Recursos naturais: água, solo, ar.
  • Animais invertebrados.
  • Animais vertebrados e sua classificação.
  • As plantas – partes das plantas e reprodução.
Recursos tecnológicos
  • Tecnologia e saúde.
  • Os microrganismos e a saúde.
MATEMÁTICA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
  • Sistema de numeração
  • Números naturais até 9.999
  • Classes e ordens
  • Sequência numérica/antecessor,sucessor, pares e ímpares
  • Leitura, escrita por extenso, composição e decomposição de números naturais
  • Unidade, dezena, centena e unidades de milhar
  • Comparação de números naturais
  • Estimativa
  • Números ordinais
  • Numeração romana
Espaço e forma
  • Formas geométricas
  • Sólidos geométricos - planificação
  • Faces, arestas e vértices
Grandezas e medidas- reconhecimento de unidades de padrão.
  • Medidas de comprimento - metro e o centímetro
  • Medidas de massa - quilograma e o grama
  • Medidas de capacidade - litro e mililitro
  • Medidas de tempo
  • Sistema monetário
Operações
  • As quatro operações
  • Adição simples e com reagrupamento
  • Subtração simples e com reagrupamento
  • Multiplicação até a tabuada do 10
  • Divisão - metade e terça parte
  • Situações-problema
  • Termos das operações
  • Cálculo mental
Tratamento da informação
  • Coleta e organização de dados;
  • Produzindo gráficos e tabelas – leitura e interpretação.

Um comentário:

  1. Daniela Rosa, adorei!!!!!!!!!!!
    Me ajudou muito a escrever uma atividade para minha prima, obrigado pela informação!!!!!!!!!
    Se quiser visitar um site muito legal entre no:
    wwww.buildabearforever.blogspot.com.br
    BYE

    ResponderExcluir