terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Conteúdos do 4º ano do Ensino Fundamental


Conteúdos do 4º ano
GEOGRAFIA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
O ser humano, o espaço: ocupação
  • Os espaços que ocupamos:
  • Planeta,continente, país, estado , cidade.
  • Localização e identificação.
  • Representação da Terra: globo, planisfério, mapa-múndi: localização e identificação dos continentes e oceanos.
  • Orientação - uso da rosa-dos-ventos (pontos cardeais).
  • Mapas e plantas: Elementos para leitura cartográfica: legenda, título, escala, fonte, orientação.
  • Planeta Terra.
  • O planeta onde vivemos.
  • Conhecendo a Terra.
  • Oceanos e continentes.
Terra: representação, localização e movimentos.
  • Representação da Terra
  • Localizando–se na Terra.
  • Movimentos da Terra.
A organização política do Brasil.
  • Brasil: país da América do Sul.
  • Brasil: estados e regiões.
  • O relevo do Brasil.
  • As formas da superfície terrestre.
  • O relevo brasileiro
  • A ação humana sobre o relevo.
  • A hidrografia do Brasil
  • Os rios do Brasil
  • As bacias hidrográficas.
  • Cuidados com a água.
  • Água e saúde
  • Os climas do Brasil
  • As alterações ambientais modificam o clima.
  • Consequências do aquecimento global.
A vegetação do Brasil
  • Paisagens vegetais
  • A devastação da vegetação brasileira.
  • Preservação da vegetação.
  • Ü Fauna / flora (relação entre elas).
Os recursos naturais do Brasil
  • Os recursos naturais.
  • Brasil: grande diversidade de recursos naturais.
  • A transformação dos recursos naturais
  • Exploração sem destruição
Gente do Brasil
  • Conhecendo a população brasileira
  • Os indígenas do Brasil
  • Os africanos no Brasil
  • A formação da população brasileira
HISTÓRIA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
O tempo na História
  • A linha do tempo (a história de vida do aluno).
  • Calculando o tempo na história – século e milênio (integrado com Matemática).
  • Os documentos históricos:
  • Fontes de documentos históricos: iconográfica/ escrita/material/ oral.
  • Leitura e interpretação de documentos de todas as fontes.
  • Patrimônio histórico e cultural
  • Patrimônio cultural.
  • Bens materiais e imateriais.
A aventura dos navegadores portugueses
  • Orientar-se na viagem e chegar ao destino.
  • Navegações espanholas.
  • Os povos indígenas do Brasil.
  • Os antigos povos indígenas
  • Cultura e modo de vida e legenda indígena
  • Os primeiros contatos com os portugueses
  • Os povos que vieram da África
  • Diferentes povos no continente africano
  • Arte e cultura
  • A ação dos europeus na África.
  • O início da colonização portuguesa na América.
  • Ocupação das terras brasileiras
  • A vida nos engenhos coloniais
  • A invasão holandesa
  • As primeiras vilas e cidades
As primeiras vilas e cidades coloniais
  • A organização das primeiras vilas
  • A vida nas vilas e cidades colônias.
  • A invasão francesa e os jesuítas
  • Ocupando o Sul do país.
  • A última fronteira colonial
  • As missões jesuíticas
  • O vaqueiro e a cultura do boi.
  • A pecuária no nordeste açucareiro
Bandeirante e a busca por riquezas.
  • A busca pelos índios
  • Heróis ou bandidos
  • História de Minas Gerais
  • O tropeiro e os caminhos da colônia.
  • As atividades dos tropeiros
  • Os caminhos percorridos
LÍNGUA PORTUGUESA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Gêneros literários:
  • Contos modernos, texto instrucional, lenda, verbete de dicionário, conto popular, reportagem, história em quadrinhos, biografia e autobiografia, texto expositivo, conto (tradicional), artigo informativo, notícia, propaganda.
Conhecimentos linguísticos
  • Ordem alfabética
  • Fonema e letra
  • Encontro vocálico
  • Encontro consonantal
  • Dígrafo
  • Posição da sílaba tônica
  • Acento tônico e gráfico
  • Substantivos: simples, comum, próprio, derivado, coletivo, primitivo
  • Adjetivo e locução adjetiva
  • Adjetivo: grau comparativo e superlativo
  • Pessoas gramaticais
  • Número e grau dos substantivos
  • Pronomes pessoais (reto e oblíquo)
  • Pronomes de tratamento
  • Artigo
  • Concordância nominal
  • Verbo- conjugação e flexões( pessoa, número e gênero)
  • Tempos verbais: presente, passado e futuro
  • Numeral
Ortografia
  • Dificuldades encontradas na turma( diagnósticos)
  • a/ai, e/ei, o/ou
  • Divisão silábica em encontro vocálico
  • Divisão sílaba em encontro consonantal
  • Divisão silábica dos dígrafos
  • Letra x depois de ditongos.
  • Acentuação das oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
  • Acentuação de ditongos e hiatos.
  • Letras c, s e ss com o mesmo som
  • Letras g e j
  • Sons da letra x
  • Letras sc, sç,xc
  • Terminações ão e am
  • Terminações ez e eza
  • Terminações oso e osa
Produção de texto
  • Narração
  • Texto instrucional
  • Reescrita de história em quadrinhos em narrativa
  • Autobiografia
  • Escrita de notícia
  • Propaganda
CIÊNCIAS
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Órgãos e sistemas
  • Os alimentos e sua importância para o organismo;
  • Digestão e sistema digestório;
  • Circulação e sistema circulatório;
  • Excreção e sistema urinário;
  • Respiração e sistema respiratório;
Natureza como um sistema dinâmico
  • Relações de interdependência e necessidades vitais dos seres vivos;
  • Ciclo vital dos seres vivos e obtenção de energia;
  • Outros seres vivos: bactérias e fungos;
  • Ecossistema e relações ecológicas;
  • Importância da alimentação para os seres vivos: cadeia e teia alimentar
  • Relações ecológicas: mutualismo, comensalismo, parasitismo e competição.
A tecnologia no desenvolvimento humano
  • Materiais e máquinas;
  • Diferentes usos dos materiais na vida pessoal e nos processos de produção
  • Importância da tecnologia no sentido histórico e cultural.
Importância da luz para visão
  • Luz e sombra
  • Corpos com luz própria – corpos luminosos
  • Materiais e objetos que conduzem calor
  • Características dos corpos: opacos, transparentes e translúcidos.
  • O universo e o planeta em que vivemos
  • Universo e planetas;
  • Tipos de astros do universo
  • Principais astros do Sistema Solar
  • Localização da Terra no espaço
  • Movimento de rotação e translação da Terra,
  • Estações do ano, diferenças de temperatura e duração dos dias
MATEMÁTICA
OBJETIVOS: Desenvolver procedimentos e formas de pensar diversificadas, construindo habilidades de investigar, interpretar, compreender, representar, resolver problemas e cálculos com autonomia.
Proporcionar uma aprendizagem significativa possibilitando a ampliação do saberes já construídos em um processo dinâmico. Ser leitor e escritor fluente na disciplina.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
  • Sistema de Numeração Decimal – 3ª classe;
  • Sistema monetário: operações e situações-problema;
  • Fatos fundamentais da multiplicação;
  • Cálculos com números naturais envolvendo as quatro operações: adição, subtração, multiplicação até três algarismos no multiplicador e divisão com dois algarismos no divisor;
  • Situações problema envolvendo as quatro operações;
  • Probabilidades;
  • Propriedades da adição e multiplicação;
  • Multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000;
  • Frações
  • Números decimais
Grandeza e medida
  • Medidas de massa, capacidade, tempo e comprimento
Espaço e forma
  • Figuras tridimensionais: cone, prisma, cilindros, pirâmides regulares e esferas;
  • Linhas simples, abertas e fechadas;
  • Segmento de reta, reta e semi-reta;
  • Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares;
  • Polígonos;
  • Classificação das figuras bidimensionais em quadriláteros,
  • Triângulos e círculos;
  • Segmento de reta em figuras bidimensionais: paralelas, concorrentes e perpendiculares;
  • Figuras bidimensionais ;
  • Formas geométricas planas e seu contorno.
  • Simetria
  • Perímetro e área
Tratamento de informação
  • Estatística - tabelas e gráficos
  • Possibilidades e raciocínio combinatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário